Artigos

Trabalhadores na Seara do Mestre

Publicado em 23/02/2012 às 23:57

E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mateus 9:37,38)

Enquanto percorria os povoados, Jesus ensinava e curava os enfermos. Jesus contemplou as pessoas das cidades onde percorria e enxergou a miséria em que elas viviam. Jesus se compadeceu, ele teve dó daquelas pessoas pois as viu como ovelhas sem pastor. De forma bem geral, uma ovelha sem pastor não tem alimento, água, proteção, nem abrigo. Certamente assim vivem todos aqueles que estão fora do rebanho de Deus.

Diante destes fatos vemos Jesus fazer algumas colocações que são de extrema relevância para a vida cristã no mundo.

A seara, na verdade é grande – Todos aqueles que estão fora do aprisco do Pai estão perdidos. As vezes somos tentados a pensar que a seara não é tão grande quanto parece. Essa conclusão nos vem à mente quando pensamos no número de igrejas que surgem todos os dias, bem como no número de Pastores sem campo. Certamente essa conclusão não pode ser verdadeira, pois se for, Jesus mentiu na sua afirmativa. Creio que se todos os crentes espalhados pelo mundo trabalharem incessantemente na seara, ainda assim não conseguirão suprir toda a necessidade da seara, pois ela é grande!!! Pense em quantos vizinhos seus que ainda precisam ouvir o Evangelho!! Pense em tantos bairros da sua cidade que precisam ser evangelizados!! Pense em quantos municípios no seu Estado que ainda não têm uma igreja plantada!! A afirmativa de Jesus é verdadeira!!

Os trabalhadores são poucos – Na verdade não está sobrando trabalhadores na seara do Mestre. Talvez possamos dizer que esteja sobrando teólogos que não estão dispostos a engajarem-se na seara. Se Jesus disse que os trabalhadores são poucos, não posso duvidar disso. É intrigante a informação de que está sobrando “trabalhadores” nos grandes centros, porém, em lugares onde o desafio exige renúncias e lutas, a escassez de trabalhadores é muito clara. Biblicamente falando os nossos Seminários são insuficientes, são poucos, para preparar o tanto de trabalhadores que a seara precisa!! Aqui vejo um problema que não sei como resolver: a indisposição de muitos para se prepararem para a seara, bem como a indisposição dos que se prepararam em assumir o trabalho onde realmente precisa, onde os recursos são poucos mas a carência em todos os sentidos é grande.

Rogai ao senhor da seara que mande trabalhadores – Há duas formas de entendermos a respeito dos trabalhadores da seara. A primeira é entendermos que todos os salvos em Cristo são trabalhadores na seara, ou seja, devem anunciar o evangelho, devem buscar as ovelhas sem pastor para o aprisco do Pai. A segunda é entendermos que a seara precisa de trabalhadores com uma vocação de liderar, pastorear, ensinar. A seara precisa de trabalhadores que se preparem um pouco mais para estarem a frente dos demais trabalhadores, instruindo-os para o trabalho. Jesus disse que é necessário orar e pedir ao senhor da seara que mande trabalhadores. Que desafio!!! Eu quero desafia-lo a cumprir o que Jesus pediu. Vamos orar, vamos pedir por mais trabalhadores. Enquanto você estiver orando neste sentido, esteja também sensível a atender o chamado de Deus caso Ele te incomode para que você seja um trabalhador na linha de frente. 

Por: Rev. Evanderson H. Cunha



Rádio SPBC-RO